REGULAMENTO

 CURSO DE FORMAÇÃO DE ANTENISTAS SEJA DIGITAL

CLUSTER FLORIANÓPOLIS

 

APRESENTAÇÃO

A Seja Digital, entidade sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel, responsável por operacionalizar a transição do sinal analógico para o sinal digital de TV aberta, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina – SENAI/SC, oferecerá cursos gratuitos de Formação de Antenistas para instalação e manutenção de antenas nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.

Como consequência do desligamento do sinal analógico, que acontecerá no dia 31 de janeiro de 2018 na região da Grande Florianópolis, e com a entrega gratuita de milhares de kits de conversão para população de baixa renda, haverá um aumento considerável na procura por profissionais que realizem este tipo de serviço.

Ao todo, serão 11 (onze) turmas de 20 (vinte) alunos cada, distribuídas nos 4 (quatro) municípios, conforme detalhamento a seguir:

  • Florianópolis – 5 (cinco) turmas;
  • Biguaçu – 2 (duas) turmas;
  • São José – 2 (duas) turmas;
  • Palhoça – 2 (duas) turmas.

Cada turma terá carga horária de 16 (dezesseis) horas presenciais, sendo 4 (quatro) horas por dia durante 4 (quatro) dias consecutivos.

1. COORDENAÇÃO

O Curso será coordenado pela equipe da Seja Digital do Cluster Florianópolis e ministrado pelo SENAI de Santa Catarina.

2. QUEM PODE PARTICIPAR

Poderão participar do Curso de Formação de Antenistas:

2.1. Pessoas maiores de 16 anos;

2.2. Com Ensino Fundamental Completo;

2.3. Residentes nas cidades onde serão ministrados os cursos (Florianópolis, Palhoça, São José e Biguaçu);

2.4.  E que sejam, comprovadamente, de baixa renda.

IMPORTANTE: Somente serão aceitas inscrições e matrículas de alunos que comprovarem todos os itens descritos acima. O não cumprimento de qualquer um destes itens invalidará a inscrição e participação do aluno no Curso.

3. COMO FUNCIONARÁ O CURSO

3.1. Neste Curso de Formação de Antenistas serão formadas 11 (onze) turmas de 20 (vinte) alunos cada uma.

3.2. Cada turma terá carga horária de 16 (dezesseis) horas presenciais, sendo 4 (quatro) horas por dia, em 4 (quatro) dias consecutivos.

3.3. As aulas serão ministradas por professores do SENAI/SC e acontecerão em sedes do SENAI/SC, SESI/SC, Fundação Vidal Ramos, Fundação Fé e Alegria e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Biguaçu, nos períodos matutino (8h às 12h) ou vespertino (13h30 às 17h30), conforme detalhamento das turmas no item 4 deste regulamento.

3.4. Para estar apto a participar do curso, os interessados passarão por três etapas obrigatórias: inscrição, seleção e matrícula presencial.

3.5. Os interessados deverão realizar sua inscrição em formulário designado para este fim (conforme itens 6 e 7 deste regulamento) e, caso sejam selecionados, efetuar sua matrícula presencialmente (conforme item 8 deste regulamento).

3.6. Ao final do curso, todos os alunos que obtiverem frequência e participação satisfatórias receberão certificado (conforme item 10 deste regulamento).

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Sinais de TV e Antenas (Analógico e Digital);
  • Modalidades de TV (Aberta, fechada);
  • Unidades de Medidas (Db, Hz);
  • Tipos de Antenas (VHF, UHF, Parabólica, DTH);
  • Conversores (Conversores Digitais);
  • Conectores e Acessórios;
  • Divisores de Sinal (Divisores e Dcs);
  • Ferramentas e Instrumentos;
  • Ferramentas para instalação;
  • Tipos e utilização das ferramentas;
  • Instalação de Sistemas de TV Aberta Digital;
  • Infraestrutura para instalação;
  • Técnicas de instalações;
  • Sistema Residencial (instalação em casa);
  • Sistema Coletivo (instalação em edifícios);
  • Configuração do Sistema de TV Aberta Digital;
  • Manutenção do Sistema de TV Aberta Digital;
  • Práticas.

5. TURMAS

TURMA 1 – FLORIANÓPOLIS – FUNDAÇÃO VIDAL RAMOS (MANHÃ) – CONFIRMADA

27, 28, 30 de novembro e 1 de dezembro – Das 8h às 12h

Local: Fundação Vidal Ramos

Endereço: Rua Vítor Konder, 321 – Centro – Florianópolis.

TURMA 2 – FLORIANÓPOLIS – SENAI FLORIANÓPOLIS (TARDE) – CANCELADA

27, 28, 30 de novembro e 1 de dezembro – Das 13h30 às 17h30

Local: SENAI Florianópolis

Endereço: Rodovia SC 401, 3730 – Saco Grande – Florianópolis.

TURMA 3 – FLORIANÓPOLIS – SESI SÃO JOSÉ (MANHÃ) – CANCELADA

De 28 a 1 de dezembro – Das 8h às 12h

Local: SESI São José

Endereço: Rua Farroupilha, 150 – Campinas – São José.

TURMA 4 – SÃO JOSÉ – SENAI SÃO JOSÉ (MANHÃ)

De 4 a 7 de dezembro – Das 8h às 12h

Local: SENAI São José

Endereço: Rodovia BR 101, km 211, s/n – Área Industrial – São José.

TURMA 5 – SÃO JOSÉ – SENAI SÃO JOSÉ (TARDE)

De 4 a 7 de dezembro – Das 13h30 às 17h30

Local: SENAI São José

Endereço: Rodovia BR 101, km 211, s/n – Área Industrial – São José-SC.

TURMA 6 – FLORIANÓPOLIS – FUNDAÇÃO VIDAL RAMOS (TARDE)

De 5 a 8 de dezembro – Das 13h30 às 17h30

Local: Fundação Vidal Ramos

Endereço: Rua Vítor Konder, 321 – Centro – Florianópolis.

TURMA 7 – FLORIANÓPOLIS – SENAI FLORIANÓPOLIS (MANHÃ)

De 5 a 8 de dezembro – Das 8h às 12h

Local: SENAI Florianópolis

Endereço: Rodovia SC 401, 3730 – Saco Grande – Florianópolis.

TURMA 8 – BIGUAÇU – CRAS (MANHÃ)

De 11 a 14 de dezembro – Das 8h às 12h

Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Endereço: Rua João Martiniano Rodrigues, 240 – Praia João Rosa – Biguaçu.

TURMA 9 – BIGUAÇU – CRAS (TARDE)

De 11 a 14 de dezembro – Das 13h30 às 17h30

Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Endereço: Rua João Martiniano Rodrigues, 240 – Praia João Rosa – Biguaçu.

TURMA 10 – PALHOÇA – FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA (MANHÃ)

De 18 a 21 de dezembro – Das 8h às 12h

Local: Fundação Fé e Alegria

Endereço: Rua Américo Vespúcio, 350 – Barra do Aririú – Palhoça.

TURMA 11 – PALHOÇA – SENAI PALHOÇA (TARDE)

De 18 a 21 de dezembro – Das 13h30 às 17h30

Local: SENAI Palhoça

Endereço: Rua Juacir dos Passos, 18 – Jardim Eldorado – Palhoça.

IMPORTANTE: Caso não haja o número mínimo de 20 alunos matriculados, a turma será cancelada e os inscritos serão informados em até 48 (quarenta e oito) horas antes do início das aulas para que haja possibilidade de remanejamento.

6. COMO PARTICIPAR – ETAPA 1 – INSCRIÇÃO

6.1 A Etapa 1 – Inscrição é obrigatória.

6.2. Os interessados, que atenderem os critérios descritos no item 2 deste regulamento, deverão acessar o link: www.cursodeantenistassejadigital.wordpress.com, preencher o formulário com seus dados e aguardar o retorno da Seja Digital informando se o candidato foi ou não selecionado para participar do curso.

6.3. Para validação da inscrição é obrigatório ler e aceitar todos os itens previstos neste regulamento.

7. COMO PARTICIPAR – ETAPA 2 – SELEÇÃO

7.1. A Etapa 2 – Seleção é eliminatória.

7.2. A Seja Digital selecionará os interessados de acordo com os seguintes critérios:

  • Por ordem de inscrição, desde que cumpra com todos os critérios descritos no item 2 deste regulamento;
  • A comunidade onde o aluno reside faz parte dos arredores do bairro especificado para a turma na qual ele se inscreveu;
  • Resposta sobre o porquê gostaria de participar do Curso de Formação de Antenistas.

8. COMO PARTICIPAR – ETAPA 3 – MATRÍCULA PRESENCIAL

8.1. A Etapa 3 – Matrícula Presencial é obrigatória para todos os alunos que forem aprovados na Etapa 2 – Seleção.

8.2. A Matrícula Presencial deverá ser realizada em uma das unidades do SENAI/SC, conforme datas indicadas no Cronograma deste Regulamento (item 11):

  • SENAI Florianópolis: Rodovia SC 401, 3730 – Bairro Saco Grande
  • SENAI Palhoça: Rua Juacir dos Passos, 18 – Bairro Jardim Eldorado
  • SENAI São José: Rodovia BR 101, km 211, s/n – Área Industrial

8.3. Documentos Necessários para efetivação da Matrícula Presencial:

  • Documento de Identidade (RG, CNH, Passaporte) – original;
  • CPF – original;
  • Autodeclaração de baixa renda de próprio punho;
  • Informar endereço, telefone e e-mail se tiver;
  • Documento de Identidade e CPF do responsável legal no caso de menores de 18 anos;

8.4. Os alunos menores de 18 anos, deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

8.4.1. Os pais ou responsáveis legais precisam estar com os documentos originais comprovando o vínculo com o aluno.

8.5. A matrícula não será realizada caso alguns destes itens não sejam cumpridos, correndo o risco de o aluno perder a vaga caso não apresente a documentação obrigatória exigida no ato da Matrícula Presencial.

9. PARTICIPAÇÃO NO CURSO

9.1. Cada uma das 4 (quatro) aulas terá duração de 4 (quatro) horas, totalizando 16 (dezesseis) horas de curso.

9.2. Os alunos matriculados deverão estar atentos às datas, horários e local de sua turma para evitar faltas e atrasos.

9.3. Visando a segurança no desenvolvimento das aulas práticas, os alunos deverão apresentar-se com vestimentas adequadas: calças compridas, calçados fechados, sem utilização de adornos (brincos, colares, pulseiras, anéis, bonés, etc), e cabelos presos.

10. CERTIFICAÇÃO

10.1. Para ter direito à certificação de Antenista Especialista, o aluno deverá:

  • Ter uma frequência em aula maior ou igual a 75%.
  • E aproveitamento satisfatório com uma nota maior ou igual a 7.

11. BENEFÍCIOS

11.1. Todos os alunos inscritos nos cursos terão direito a:

11.1.1. VALE TRANSPORTE

  • Vale Transporte por 4 dias.
  • Os vales-transporte serão entregues no primeiro dia de aula pelo professor responsável por cada turma.

11.1.2. ALIMENTAÇÃO

  • Lanche diário – Sanduíche + Suco + Fruta.
  • Todos os dias será entregue um lanche para cada aluno em sala de aula.

11.1.3. KIT DE FERRAMENTAS

  • Equipamentos para uso durante as aulas.
  • Kit de ferramentas para instalação.
  • Os kits de ferramentas serão entregues no último dia de aula.

11.2.  INSTALAÇÕES REMUNERADAS

11.2.1. Os 5 (cinco) melhores alunos de cada Turma terão direito a participar de 1(um) dia – 8 horas – de instalação remunerada no valor de R$140,00 (cento e quarenta reais) a diária.

11.2.2. A divulgação dos 5 (cinco) melhores alunos de cada turma será feita por telefone em até 5 (cinco) dias úteis após o término das aulas.

11.2.3. A Seja Digital entrará em contato com os alunos selecionados para agendar os dias para estas ações.

12. CRONOGRAMA

O cronograma varia de acordo com as datas de execução das turmas, conforme detalhamento a seguir.

12.1. TURMAS 1, 2 E 3 (FLORIANÓPOLIS) 

Período de Inscrições: até 18 de novembro

Seleção dos alunos: 19 de novembro

Divulgação dos alunos selecionados: 20 de novembro

Matrícula presencial: 20, 21 e 22 de novembro (8h às 21h)

12.2. TURMAS 4 E 5 (SÃO JOSÉ) E TURMAS 6 E 7 (FLORIANÓPOLIS)

Período de Inscrições: até 24 de novembro

Seleção dos alunos: 26 de novembro

Divulgação dos alunos selecionados: 27 de novembro

Matrícula presencial: 27, 28 e 29 de novembro (8h às 21h)

12.3. TURMAS 8 E 9 (BIGUAÇU)

Período de Inscrições: até 01 de dezembro

Seleção dos alunos: 03 de dezembro

Divulgação dos alunos selecionados: 04 de dezembro

Matrícula presencial: 4, 5 e 6 de dezembro

12.4. TURMAS 10 E 11 (PALHOÇA)

Período de Inscrições: até 8 de dezembro

Seleção dos alunos: 10 de dezembro

Divulgação dos alunos selecionados:11 de dezembro

Matrícula presencial: 11, 12 e 13 de dezembro

13. DIVULGAÇÃO DO CURSO

13.1. O presente regulamento está disponível para acesso e download no endereço: https://cursodeantenistassejadigital.wordpress.com/regulamento/.

13.2. A comunicação e divulgação do Curso de Formação de Antenistas serão realizadas através de materiais virtuais, tais como: e-letter, whatsapp e posts em redes sociais.

14. DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

14.1. Ao efetuarem suas inscrições, os participantes autorizam, automaticamente, o uso de suas imagens.

15. DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1. As decisões da coordenação da Seja Digital em qualquer uma das etapas, serão soberanas, não se admitindo contra elas nenhum recurso.

15.2. Caso seja constatado pela coordenação qualquer descumprimento deste regulamento, o participante será automaticamente excluído do curso, independentemente do envio de qualquer notificação. A coordenação prestará esclarecimento de eventuais dúvidas decorrentes deste regulamento. Casos omissos serão resolvidos pela coordenação, cuja decisão será soberana e contra ela não caberá qualquer recurso.

15.3. O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro motivo que esteja fora do controle da Seja Digital e que comprometa a sua realização, de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como inicialmente previsto.

15.4. Para esclarecer eventuais dúvidas sobre os cursos, os participantes poderão entrar em contato pelo e-mail fernanda.justus.ext@sejadigital.com.br.

15.5. A participação no Curso de Formação de Antenistas implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens previstos neste Regulamento.

 

 

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close